Na Bíblia, especificamente no livro do Êxodo, Deus ordena aos judeus que não comam pão com fermento durante a celebração do Pessach (ou Páscoa Judaica) para lembrar o momento em que os israelitas deixaram o Egito apressadamente, sem tempo para deixar a massa fermentar. Esse pão sem fermento é chamado de matzá.
Quando os israelitas foram libertados da escravidão no Egito, o êxodo aconteceu de maneira tão rápida que não houve tempo para esperar a massa do pão fermentar. Isso é descrito na Torá (ou Pentateuco, na tradição cristã) no livro de Êxodo 12:39:
“Com a massa que os israelitas haviam trazido do Egito, eles assaram pães sem fermento. A massa não tinha fermentado, pois tinham sido expulsos do Egito sem tempo de preparar comida para si mesmos.”
Por isso, Deus ordena que o consumo de pão com fermento seja proibido durante Pessach, para que a lembrança da libertação seja preservada por meio do matzá, o pão ázimo, ou seja, sem fermento.
Além do contexto histórico, o fermento ganha um simbolismo espiritual importante. O fermento, por fazer a massa crescer, pode ser interpretado como símbolo de orgulho, arrogância e impureza. Ao evitar o fermento durante Pessach, os judeus também fazem um ato simbólico de purificação espiritual, eliminando o “inchaço” do ego e das imperfeições.
No Êxodo 12:15, é dito:
“Durante sete dias comam pães sem fermento. Logo no primeiro dia, tirem o fermento de suas casas, pois quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel.”
Essa limpeza do fermento, que hoje em dia é representada fisicamente pela remoção de todo tipo de fermento e alimentos fermentados das casas antes do início do Pessach, também reflete a ideia de uma renovação moral e espiritual. É um tempo de “limpeza” tanto da casa quanto da alma.
Deus instruiu os judeus a não comerem pão com fermento durante Pessach para:
Portanto, a proibição de comer pão fermentado em Pessach é um lembrete contínuo tanto da história do povo judeu quanto de valores espirituais importantes como a humildade e a renovação.
Publicidade:
Você já se perguntou como podemos convencer outras pessoas sem apelar para manipulações ou imposições?…
Os saduceus constituem um dos grupos mais influentes e, simultaneamente, mais enigmáticos do judaísmo antigo.…
Um novo capítulo na economia global? O Tratado de Mar-a-Lago é uma proposta recente que…
Introdução Irineu de Lyon (c. 130 – c. 202) foi um dos mais importantes teólogos…
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do…
O Que São e Qual Sua Importância? Introdução Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas…
This website uses cookies.
View Comments